Compras virtuais em segurança - Gregorio Junior - Internet e Serviços

Invent

Compras virtuais em segurança


Não é raro as pessoas serem enganadas em sites de compras na internet. Apesar da agilidade e dos preços geralmente menores do que os das lojas físicas, existem alguns sites que podem colocar a sua segurança em risco. Confira algumas dicas para garantir sua tranquilidade.

– Mantenha sempre o antivírus do seu computador atualizado, bem como o anti-spyware. Esse último, impede a instalação de spywares, programas que recolhem informações da sua máquina sem que você saiba.

–  Verifique se a loja tem CNPJ. Caso não haja essa informação no site, acesse o Registro.br e digite o endereço virtual da loja. Na página seguinte, acesse o link “whois” e veja o CNPJ. Com esse dado em mãos, entre no site da Receita Federal e acesse, no menu, os seguintes links: Pessoa Jurídica > CNPJ > Comprovante de inscrição. Digite o CNPJ para ter informações sobre a empresa, como seu nome e data em que ela foi criada.

– Antes de realizar a compra, contate a empresa, seja por telefone ou e-mail. Com isso você terá uma ideia de como é o atendimento. Se não for bem atendido nesse momento, provavelmente não o será depois, caso precise fazer alguma reclamação. Você também pode pegar o endereço da loja no cadastro de CNPJ e tentar checar se há uma loja ali. O Google Maps pode ser uma boa ferramenta para ver a foto da fachada.

– Busque na internet comentários, elogios ou reclamações sobre a loja. Esse recurso ajuda você a saber como os clientes são tratados. Um dos sites mais acessados é o Reclame Aqui.

– Nem sempre um selo de segurança atesta a idoneidade da loja. É muito fácil alguém colocar a imagem do selo em seu site, mesmo que não tenha contrato com a empresa de segurança. Portanto, não leve esse tipo de certificação em consideração.

– Quando aparece um cadeado no endereço do site no seu navegador de internet, isso atesta que ele tem SSL (Secure Sockets Layer). Significa que o ambiente é seguro e não há risco de que as suas informações pessoais digitadas para a compra sejam interceptadas por hackers.

– Se você nunca comprou em uma determinada loja, comece com aquisições de itens baratos. Caso tenha receio de clonarem seu cartão de crédito, opte por fazer o pagamento com boleto bancário.

– Desconfie de ofertas tentadoras enviadas por email – e mais ainda se vierem de lojas onde você nunca comprou. Lembre-se de que valores muito abaixo do mercado são suspeitos.

– De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, é direito do consumidor devolver qualquer produto comprado na internet, no prazo de sete dias úteis após a entrega. A loja é obrigada a restituir o valor pago e, se for o caso, com correção monetária.

Curta

Fale Conosco

  • user_white Gregorio Junior
  • speech_white Tel. (27) 8142-1948
  • mail_white contato@gregoriojunior.com
  • skype_white gregoriojunior



Siga-nos nas redes Sociais:

Scroll to top
Google+